02/04/2013

Fique por dentro das notícias importantes desta semana (17 a 22 de março)


Se você vai prestar vestibular este ano, é fundamental ficar atento ao noticiário. Para ajudar você nessa tarefa, o blog Atualidades indica alguns dos fatos da semana aos quais vale a pena dar mais atenção. Todos eles vêm acompanhados de links para saber mais.
A crise no Chipre

A localização do Chipre (em vermelho) na União Europeia (em branco). Imagem: Wikimedia Commons
O Chipre, ilha localizada no leste do mar Mediterrâneo, teve uma semana tensa. O país constitui apenas 0,2% do PIB da Zona do Euro, mas se tornou um perigo especialmente para as economias mais frágeis como Itália e Espanha. Os credores do Chipre (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) prometeram há uma semana à ilha um resgate de 10 bilhões de euros para evitar sua quebra. Em troca, ela deverá arrecadar 7 bilhões de euros – dos quais 5,8 bilhões viriam por meio de impostos sobre os depósitos bancários. No entanto, Chipre não gostou da ideia e a situação ainda não foi resolvida, o que coloca em risco a sua permanência na Eurozona.
Sobre o país:
A ilha foi dividida nos anos 70 em uma porção grega (cristã, ao sul) e turca (muçulmana, ao norte), após longos conflitos. A capital, Nicósia, é o ponto de encontro entre as duas culturas e situa-se na Linha Verde, a fronteira patrulhada pelas tropas da ONU. Apesar dos problemas políticos do país, o setor grego ingressou na União Europeia em 2004. A autoproclamada República Turca do Norte de Chipre é menos próspera. Nos últimos anos, as negociações entre os dois setores para a unificação do país avançam lentamente.
Obama faz críticas a Israel
Nesta quinta-feira (21), em um discurso para estudantes israelenses no Centro de Convenções em Jerusalém, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou os assentamentos criados por Israel em território palestino e defendeu a criação de um Estado palestino independente. Obama terminou nesta sexta a sua visita a Israel e Palestina com a mensagem de que “a paz é possível” e comemorou o fato de ter ajudado no restabelecimento das relações entre os israelenses e a Turquia.
Em um comunicado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou o fato e anunciou o envio de embaixadores e o cancelamento das medidas judiciais turcas contra soldados israelenses. A relação entre os dois países ficou suspensa após o ataque, em maio de 2010, das forças de segurança israelenses à “Flotilha da Liberdade”, uma frota de seis embarcações de ONGs que transportavam pacifistas ocidentais e de países muçulmanos, ativistas políticos e religiosos e dez mil toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. A frota zarpou da Turquia com destino a Gaza e o ataque terminou com nove cidadãos turcos mortos.
A situação na Síria
Nesta sexta-feira, os governos da França e do Reino Unido exigiram uma investigação “o mais ampla possível” sobre o possível uso de armas químicas na Síria e destacaram que elas representam “um perigo extremo”. A ONU já havia anunciado que faria isso em resposta ao pedido do governo de Damasco, que acusa os rebeldes de terem lançado um projétil com substâncias químicas perto da cidade de Aleppo, na terça-feira passada.
Na quinta-feira, um atentado suicida em uma mesquita de Damasco matou dezenas de pessoas e um importante líder muçulmano sunita que apoiava a batalha de dois anos do governo contra rebeldes e manifestantes. A oposição e o regime se acusam mutuamente da autoria do ataque e o presidente sírio, Bashar al-Assad, prometeu limpar o país das “forças extremistas” acusadas por ele ​​serem as responsáveis pelo ataque.
Fonte: Guia do Estudante

Comente com o Facebook:


- See more at: http://blogsdesucessos.blogspot.com.br/2012/10/pop-up-like-box-facebook-blogger.html#sthash.7NsxvmNg.dpuf