20/04/2013

Fique por dentro das notícias da semana de 15 a 19 de abril


Estar atento aos assuntos da atualidade é muito importante para quem vai prestar vestibular. Para ajudar você nesta empreitada, separamos os principais assuntos, abordados pelas revistas e jornais, desta semana, para você ficar atento.
O atentado na maratona de Boston

Imagem: Darren McCollester/Stringer
Nesta segunda-feira (15), um atentado a bomba na maratona de Boston matou três pessoas e deixou mais de 170 feridos. Os dois suspeitos são chechenos e irmãos. Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos e identificado como suspeito número 1, morreu no hospital após um tiroteio com policiais. Um exército de mais de 9.000 policiais e soldados, apoiados por tanques e helicópteros, vasculhava a cidade de Boston e seus arredores em busca do
segundo suspeito, Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos. O serviço de transporte público foi suspenso e centenas de milhares de pessoas foram instruídas a ficar em casa e a não abrir suas portas.
Os dois irmãos seriam de etnia chechena e ligados à religião islâmica. A Chechênia, região da Rússia com um longo histórico de combate ao governo russo, foi cenário de uma brutal guerra separatista nos anos 1990 e, desde então, virou foco de uma insurgência terrorista.
- Acompanhe as últimas notícias aqui.
Nicolás Maduro vence eleições na Venezuela por diferença mínima
O ex-motorista de ônibus Nicolás Maduro venceu as eleições para a presidência da Venezuela no último dia 14 e tomou posse nesta sexta (19). Antes de sua morte em março, Hugo Chávez o havia escolhido como seu herdeiro político. De acordo com números do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro venceu as eleições por uma diferença de apenas 265.000 votos, resultado que foi questionado pelo candidato opositor Henrique Capriles e detonou uma crise política no país, com conflitos entre as forças do governo e a oposição. Segundo dados oficiais, os embates nas ruas resultaram em oito mortos; Maduro acusa o rival de tentativa de golpe de Estado. A pedido da oposição, que se nega a reconhecer o resultado e classificou o presidente eleito como “ilegítimo”, o CNE anunciou uma auditoria em todos os votos eletrônicos.
A discussão da redução da maioridade penal
Esta semana, uma pesquisa Datafolha mostrou que 93% dos moradores da cidade de São Paulo concordam com a diminuição da maioridade penal – a maioria defende que a idade mínima para uma pessoa responder criminalmente por seus atos seja de 16 ou 17 anos. Apenas 6% se disseram contra e 1% não soube responder. O tema voltou ao debate após a morte, no último dia 10, do estudante Victor Hugo Deppman, logo após ser assaltado por um menor que completou 18 anos dias após o crime. A polêmica fez o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, levar ao Congresso um projeto de lei para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tornar mais rígidas as punições a menores infratores. Nesta sexta-feira, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se disse contra a medida.
Protesto contra a presidente argentina, Cristina Kirchner, acusam sua gestão de ser autoritária e corrupta

Imagem: Pool/Equipa
Dezenas de milhares de argentinos (ou cerca de um milhão, de acordo com os organizadores) saíram às ruas das principais cidades do país nesta quinta-feira (18) para protestar contra a presidente argentina, Cristina Kirchner. Eles a acusam de ter uma gestão autoritária e corrupta, reclamavam da alta inflação e da insegurança na economia e protestavam contra a reforma no Judiciário que ela quer promover – que, segundo a oposição, iria fortalecer o poder do governo.

Comente com o Facebook:


- See more at: http://blogsdesucessos.blogspot.com.br/2012/10/pop-up-like-box-facebook-blogger.html#sthash.7NsxvmNg.dpuf